Obras          Filmes          Fotografias          Oficinas          Apresentações          Conversas          Programação          Sobre    

EDGAR XAKRIABÁ

Edgar Kanaykõ Xakriabá é fotógrafo e antropólogo. Do povo Xakriabá, vive na Terra Indígena Xakriabá, no norte de Minas Gerais, e fez mestrado em Antropologia (UFMG) com uma pesquisa sobre a relação das aldeias com a fotografia. Edgar usa sua etnofotografia como uma ferramenta de luta, que possibilita ao “outro” ver com um novo olhar aquilo que um povo indígena é. Integrou as exposições Mundos Indígenas, na UFMG, Véxoa: Nós sabemos, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e, no festival, participa com a obra “Siwẽttêt: resistência”.

Siwẽttêt: resistência

Ano – 2019/2021

Antes mesmo da invasão de nossos territórios, nossos antepassados (os tronco-velhos), alertavam sobre o “tempo de agora” que também não é de hoje. Em um mundo pandêmico corroído por um sistema que se mostra cada vez mais fadado ao fracasso, nos mostrar mais uma vez, que os povos indígenas não podem ser vistos apenas no passado, pois somos presente e principalmente o futuro deste planeta. (R)existimos junto a luta por território: a terra é a base de toda nossa cultura/natureza, entre gente, bichos e espíritos.